quarta-feira, 27 de outubro de 2010

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS - 2011

ATENÇÃO EDUCADORES!

O TEXTO DA RESOLUÇÃO PODERÁ SER ACESSADO NA ÍNTEGRA NO SEGUINTE ENDEREÇO: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20101027&p=1

26 – São Paulo, 120 (203) Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I quarta-feira, 27 de outubro de 201


Resolução SE 70, de 26-10-2010

Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas

O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou o Comitê Gestor para elaboração de provas de que trata a Resolução SE nº 69, de 1º .10.2009, resolve:
Artigo 1º- Fica aprovado o Anexo desta resolução, que apresenta os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual nos exames, concursos e processos seletivos, promovidos por esta Pasta, e os referenciais bibliográficos que fundamentam esses certames.
Artigo 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial as Res. SE nºs 80, de 3.11.2009; 87, de 30.11.2009; 90, de 3.12.2009; 2, de 5.1.2010, e 9, de 27.1.2010.
Perfis Profissionais e Referenciais Bibliográficos para Exames, Concurso e/ou Processos Seletivos de Educadores PEB I, PEB II, Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino


SUMÁRIO

1 PERFIS PROFISSIONAIS ....................................................................................................4
1.1 PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) .................4
1.1.1 Competências Técnicas Gerais .........................................................................................4
1.1.2 Fundamentação Pedagógica ............................................................................................5
1.1.3 Língua Portuguesa............................................................................................................7
1.1.4 Matemática ....................................................................................................................14
1.1.5 Conhecimentos Gerais (História, Geografia e Ciências) .................................................18
1.2 PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)
E/OU ENSINO MÉDIO .....................................................................................................22
1.2.1 Perfil: Comum a todas as áreas ......................................................................................22
1.2.2 Perfil: Língua Portuguesa ................................................................................................28
1.2.3 Perfil: Arte ......................................................................................................................31
1.2.4 Perfil: Educação Física ....................................................................................................36
1.2.5 Perfil: Língua Estrangeira Moderna - Inglês ...................................................................39
1.2.6 Perfil: Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ..............................................................43
1.2.7 Perfil: Matemática ..........................................................................................................46
1.2.8 Perfil: Ciências ................................................................................................................51
1.2.9 Perfil: Física ....................................................................................................................55
1.2.10 Perfil: Química ................................................................................................................61
1.2.11 Perfil: Biologia ................................................................................................................66
1.2.12 Perfil: História .................................................................................................................70
1.2.13 Perfil: Geografia .............................................................................................................74
1.2.14 Perfil: Filosofia ................................................................................................................79
1.2.15 Perfil: Sociologia .............................................................................................................82
1.2.16 Perfil: Psicologia .............................................................................................................86
1.2.17 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Alemão (CELs) .....................................................89
1.2.18 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Espanhol (CELs) ...................................................90
1.2.19 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Francês (CELs) .....................................................90
1.2.20 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Inglês (CELs) ........................................................90
1.2.21 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Italiano (CELs) .....................................................90
1.2.22 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Japonês (CELs) ....................................................90
1.3 PROFESSOR - EDUCAÇÃO ESPECIAL ..............................................................................91
1.3.1 Perfil: Educação Especial ................................................................................................91
1.4 PROFESSOR - EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA .............................................................95
1.4.1 Perfil: Educação Escolar Indígena ...................................................................................95
1.5 DIRETOR DE ESCOLA ......................................................................................................97
1.5.1 Atribuições gerais...........................................................................................................97
1.5.2 Atribuições específicas da área de atuação do Diretor de Escola ..................................97
1.5.3 Competências e Habilidades necessárias ao Diretor de Escola ....................................100
1.6 SUPERVISOR DE ENSINO ..............................................................................................103
1.6.1 Atribuições gerais.........................................................................................................103
1.6.2 Atribuições específicas da área de atuação do Supervisor de Ensino ..........................103
1.6.3 Competências e Habilidades necessárias ao Supervisor de Ensino ..............................106
2 REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS ..................................................................................109
2.1 PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) .............109
2.1.1 Livros e Artigos para o Professor PEB-I ........................................................................109
2.1.2 Publicações Institucionais e Legais para o Professor PEB-I ..........................................110
2.2 PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)
E/OU ENSINO MÉDIO ...................................................................................................113
2.2.1 Bibliografia: Comum a todas as áreas..........................................................................113
2.2.2 Bibliografia: Língua Portuguesa ...................................................................................118
2.2.3 Bibliografia: Arte ..........................................................................................................119
2.2.4 Bibliografia: Educação Física ........................................................................................121
2.2.5 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna - Inglês .......................................................123
2.2.6 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ..................................................125
2.2.7 Bibliografia: Matemática ..............................................................................................129
2.2.8 Bibliografia: Ciências ....................................................................................................130
2.2.9 Bibliografia: Física ........................................................................................................132
2.2.10 Bibliografia: Química ....................................................................................................134
2.2.11 Bibliografia: Biologia ....................................................................................................136
2.2.12 Bibliografia: História .....................................................................................................138
2.2.13 Bibliografia: Geografia .................................................................................................140
2.2.14 Bibliografia: Filosofia ....................................................................................................142
2.2.15 Bibliografia: Sociologia.................................................................................................144
2.2.16 Bibliografia: Psicologia .................................................................................................145
2.2.17 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Alemão (CELs) .........................................147
2.2.18 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Espanhol (CELs) ......................................149
2.2.19 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Francês (CELs) .........................................149
2.2.20 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Inglês (CELs) ...........................................150
2.2.21 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Italiano (CELs) .........................................150
2.2.22 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Japonês (CELs) ........................................151
2.3 PROFESSOR – EDUCAÇÃO ESPECIAL ...........................................................................153
2.3.1 Livros e Artigos Específicos para Educação Especial ....................................................153
2.3.2 Publicações Institucionais para Educação Especial ......................................................155
2.3.3 Legislação para Educação Especial ..............................................................................158
2.4 PROFESSOR – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ..........................................................160
2.4.1 Publicações Institucionais para Educação Escolar Indígena .........................................160
2.5 DIRETOR DE ESCOLA ....................................................................................................161
2.5.1 Livros e Artigos para Diretor de Escola ........................................................................161
2.5.2 Publicações Institucionais para Diretor de Escola ........................................................163
2.5.3 Legislação para Diretor de Escola ................................................................................164
2.6 SUPERVISOR DE ENSINO ..............................................................................................166
2.6.1 Livros e Artigos para Supervisor de Ensino ..................................................................166
2.6.2 Publicações Institucionais para Supervisor de Ensino ..................................................168
2.6.3 Legislação para Supervisor de Ensino ..........................................................................169

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO)

Livros e Artigos para o Professor PEB-I
1. CAVALCANTI, Zelia; MARINCEK, Vania. Aprender matemática resolvendo problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001. (Cadernos da Escola da Vila, 5)
2. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
3. COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artmed, 2002.
4. DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
5. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
6. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed.São Paulo: Cortez, 2010.
7. FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
8. GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
9. LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
10. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
11. LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, Cecília (Org.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 73-155.
12. SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: Um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
13. SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. Alfabetização como processo discursivo. 11. ed.São Paulo: Cortez; Campinas: UNICAMP, 2003.
14. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed,1998.
15. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed,2002.
16. VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
17. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem São Paulo: Ática, 2002.

Publicações Institucionais e Legais para o Professor PEB-I
PROGRAMA LER E ESCREVER – Documentos disponibilizados no site do Ler e Escrever: Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
1. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa e Matemática – Ciclo I. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. RESOLUÇÃO SE Nº 86/2007, de 19/12/2007 – Institui, para o ano de 2008, o Programa “Ler e Escrever”, no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande Paulo. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. RESOLUÇÃO SE Nº 96/2008, de 23/12/2008 – Estende o Programa “Ler e Escrever”para as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do Interior. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. LISTA DOS MATERIAIS DO LER E ESCREVER. Disponíveis em: . Acesso em: 25 out. 2010.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1ª série – volume 1 e 2.
* Caderno de Planejamento e Avaliação do Professor Alfabetizador – 1ª série.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 2ª série – volume 1 e 2.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3ª série – volume 1 e 2.
* Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 3ª série – volume 1 e 2.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 4ª série – volume único.
* Material do Professor - Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 4ª série – volume 1, 2 e 3.
> BOLSA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
5. DECRETO Nº 51.627, de 01/03/2007 - Institui o Programa “Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade”. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. RESOLUÇÃO SE Nº 90/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre a expansão e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. RESOLUÇÃO SE Nº 91/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre constituição de equipe de gestão institucional para ampliação e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, no âmbito do Programa Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade. Disponível em: .Acesso em: 25 out. 2010.


PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO) E/OU ENSINO MÉDIO

Bibliografia: Comum a todas as áreas
Livros e Artigos comuns a todas às áreas
1. BEAUDOIN, M.-N.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
2. CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n. 1, p.121-128, 2000. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar.2007. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. SãoPaulo: Ática, 2006.
5. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. SãoPaulo: Cortez, 2002.
6. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir.Disponível em: Acesso em: 25 out. 2010.
7. EDUCAR PARA CRESCER. Por dentro do IDEB: o que é o Índice de Desenvolv. da Educação Básica? Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
8. HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento:educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed,2004.
9. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas docaminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
10. LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
11. MARZANO, Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E. O ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
12. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
13. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2005.
14. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 15. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança: por uma praxis transformadora.9. ed. São Paulo: Libertad, 2008.

Documentos comuns a todas às áreas
1. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Médio - Parecer 15/98. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico; SARESP. São Paulo: SEE, 2009. Disponível em: .Acesso em: 25 out. 2010.
5. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão docurrículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v.1. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão docurrículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v.2. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v. 3. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
8. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v.1. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
9. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v.2. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
10. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v. 3. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
11. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Programa de qualidade da escola: nota técnica. São Paulo: SE, 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.

Legislação comum a todas às áreas

1. LEI FEDERAL Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (Alterada pelas Leis nºs 9.475/97; 10.287/01; 10.328/01; 10.639/03; 10.709/03; 10.793/03; 11.114/05; 11.183/05; 11.274/06; 11.301/06; 11.330/06; 11.331/06; 11.525/07; 11.632/07; 11.645/08; 11.684/08; 11.700/08; 11.741/08; 11.769/08; 11.788/08; 12.013/09; 12.014/09; 12.020/09; 12.056/09 e 12.061/09). Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. LEI COMPLEMENTAR N.º 1.078, de 17 de dezembro de 2008 - Institui Bonificação por Resultados – BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. LEI COMPLEMENTAR N.º 1.097, de 27 de outubro de 2009 - Institui o Sistema de Promoção para os integrantes do Quadro do Magistério na Secretaria da Educação e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. DELIBERAÇÃO CEE nº 9/97 e Indicação CEE nº 8/97 - Institui, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o Regime de Progressão Continuada no Ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
5. PARECER CEE nº 67/1998 - Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. RESOLUÇÃO SE N.º 92/2009, de 8 de dezembro de 2009. Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do ciclo I do ensino fundamental das escolas da rede pública estadual. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. INSTRUÇÃO CENP N.º 1/2010, de 11 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o processo de recuperação de estudos de alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede estadual de ensino. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.



BONS ESTUDOS E BOA SORTE A TODOS!!!

Prof. Oziel de Pontes
PCOP-Projetos Especiais - Diretoria de Esino - Região de Apiaí

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Inscrição para Educador Profissional-2011

EDITAL


Edital de Inscrição de Candidatos interessados em exercer as atribuições de Educador Profissional do Programa Escola d Família - 2011
A Dirigente Regional de Ensino de Apiaí, torna pública a abertura de inscrição específica para o processo de seleção e atribuição de aulas aos docentes e candidatos à admissão, interessados em atuar no ano de 2011 como Educador Profissional do Programa Escola da Família, nos termos da legislação vigente.
1. DA INSCRIÇÃO:
As inscrições deverão ser feitas na Sede da Diretoria de Ensino, situada na Rua Major Francisco Rios Carneiro, 96, Centro, Apiaí/SP – sala da Coordenação Regional do Programa Escola da Família, conforme instruções abaixo:
Obs.: os docentes que atuaram no Programa Escola da Família em 2010 só poderão efetuar sua inscrição se a sua avaliação de desempenho for considerada satisfatória pela Direção das Unidades Escolares (Anexo A).
1.1. DO PERÍODO E HORÁRIO DAS INSCRIÇÕES:
14/10/2010 a 22/10/2010– das 9h às 17h
1.2. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
a) Estar inscrito no Processo Regular de Atribuição de classes e/ou aulas/2011, nesta Diretoria de Ensino.
b) Ser portador de Diploma ou Certificado de Licenciatura Plena, Bacharel ou Tecnólogo de Nível Superior.
c) Possuir conhecimentos básicos em Informática.
2. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO:
a. Documentos pessoais: cópias reprográficas do RG e CPF, acompanhadas dos respectivos originais para conferência;
b. Diploma e respectivo Histórico Escolar: cópias acompanhadas dos originais para conferência;
c. Anexo I: data base 30/06/2010.
d. Currículo: comprovando experiência na atividade a ser desenvolvida, através de histórico de ações bem sucedidas em especial àquela adquirida em atuação anterior no Programa Escola da Família, além de capacitações vivenciadas;
e. Carta de apresentação: emitida pela Coordenação Regional do Programa Escola da Família, comprovando que já atuou no Programa Escola da Família (só para os que atuaram em outras Diretorias Regionais de Ensino).
f. Comprovante de assiduidade e experiência junto ao Programa Escola da Família no ano de 2010: constando o número e a natureza das faltas e os afastamentos bem como o comprovante de tempo de Magistério Oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, fornecido pelo Diretor de Escola com avaliação de desempenho (Anexo A).
g. Declaração, do próprio candidato: estabelecendo o compromisso e disponibilidade para exercer as atividades nos finais de semana e para participar das reuniões de avaliação e planejamento, às 2ªs e 6ªs feiras, junto à Coordenação Regional do Programa.
h. Proposta de Trabalho: a ser desenvolvido no âmbito do Programa Escola da Família.
3. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:
3.1 Apresentação do currículo demonstrando experiência na atividade a ser desenvolvida, em especial a adquirida em atuação anterior no próprio Programa Escola da Família (até 1,0 ponto);
3.2. Comprovação de habilidades necessárias ao desempenho da função (até 1,0 ponto);
3.3. Entrevista individual, envolvendo temas personalizados (até 3,0 pontos);
3.4. Tempo de experiência como Educador Profissional no Programa Escola da Família (considerando-se de 20/08/2004 a 30/06/2010), sendo:
a) até 01 ano: 1,0 ponto;
b) 01 ano até 03 anos: 2,0 pontos e
c) acima de 03 anos: 3,0 pontos.
3.5. Avaliação da Coordenação Regional: até 2,0 pontos.
3.6. Tempo de serviço exercido no Magistério Oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: 0,001 por dia até o máximo de 5,0 (cinco) pontos.
3.7. Participação em trabalhos comunitários devidamente comprovados através de declaração das entidades que receberam os serviços prestados pelo voluntário: 1,0 ponto.
4. DAS ENTREVISTAS:
Os candidatos inscritos serão convocados em data oportuna para entrevista através de Edital específico ocasião em que deverão apresentar a Ratificação do Credenciamento para todos os professores não efetivos e candidatos à admissão e que se dará após a divulgação do resultado do Processo Seletivo Simplificado;
5. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS:
Os candidatos serão selecionados considerando-se a somatória do Item 3.
6. DA CLASSIFICAÇÃO:
Os candidatos inscritos serão classificados por ordem decrescente de pontos:
7. DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE:
Em casos de empate de pontuação na classificação dos credenciados, o desempate será efetuado na seguinte ordem de prioridade:
a) maior tempo de experiência no Programa Escola da Família;
b) melhor assiduidade no Programa Escola da Família;
c) maior idade.
8. DA ATRIBUIÇÃO:
Os candidatos devidamente selecionados serão admitidos, nas escolas indicadas pela Coordenação Regional do Programa Escola da Família, a partir do 1º dia letivo do ano de 2011.
O docente admitido para exercer as atribuições de Educador Profissional cumprirá calendário anual diferenciado dos que cumprem seus pares docentes, devendo desenvolver as atividades do Programa Escola da Família, inclusive, nos períodos de recesso e de férias escolares, conforme disposto na Resolução SEE 18/2010.
9. DA RECONDUÇÃO/REMANEJAMENTO:
A recondução/remanejamento dos docentes que atuaram em 2010 no Programa Escola da Família, somente ocorrerá se o desempenho profissional for considerado satisfatório conforme documento expedido pelo Diretor da Escola e comprovante de assiduidade do ano de 2010 (Anexo A).
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
a) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta nem juntada de documentos após o término do período de inscrição;
b) O docente selecionado e admitido ficará vinculado ao Programa Escola da Família e poderá ser remanejado, no decorrer do ano, para diferentes unidades escolares, quando se fizer necessário, a fim de melhor atender os interesses das comunidades locais;
c) O docente que, no exercício das atribuições de Educador Profissional, deixar de corresponder às exigências do Programa, será dispensado da função, nos termos da legislação vigente, por decisão do Diretor de Escola, ouvida previamente a Coordenação Regional do Programa, sendo-lhe assegurados a ampla defesa e o princípio do contraditório;
d) O ato de inscrição implicará na aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do presente edital e das constantes na Resolução SEE18/2010;
e) Alterações neste Edital poderão ocorrer a qualquer momento em atendimento a determinações legais emanadas da Secretaria de Estado da Educação.
f) Os casos omissos ao disposto no presente edital serão analisados pela comissão de Coordenação Regional da Diretoria de Ensino, com apreciação da Dirigente Regional de Ensino.
g) A classificação final será divulgada em data a ser publicada oportunamente na sede e no site (http://deapiai.edunet.sp.gov.br/) da Diretoria de Ensino.
Apiaí, 08 de outubro de 2010.

Ana Paula Dorini
Dirigente Regional de Ensino







ANEXO A

Declaração de assiduidade para inscrição no Processo Específico de Seleção e Atribuição de Aulas aos Docentes interessados em atuar no Programa Escola da Família.



O Diretor da EE .................................................................................................................., município de ........................................., Diretoria de Ensino - Região ..................................., DECLARA para fins de inscrição no Processo de Seleção para atuação junto ao Programa Escola da Família que:

......................................................................................................,RG ..................................., CPF ................................, Ocupante de Função Atividade, portador de Licenciatura Plena em .........................................................................................:

a) conta com ............ (.................................) dias trabalhados no Magistério Oficial da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, totalizando .............. (........................................) pontos, contados até a data base limite de 30/06/2009 (0,001 por dia até o máximo de 05 (cinco) pontos.



b) apresentou as seguintes ausências e afastamentos comprovados durante o ano de 2010 (data limite 30/09/2010):

.......... (......................) faltas abonadas.

.......... (.......................) faltas justificadas.

.......... (.......................) faltas injustificadas.

.......... (.......................) faltas médicas.

.......... (.......................) dias de licença saúde/ outros.

.......... (....................................) total de afastamentos.



Declara ainda que, tendo atuado nesta Unidade Escolar, teve desempenho considerado ................................. (SATISFATÓRIO/ INSATISFATÓRIO).



---------------------------, ------ de --------------------- de 2008.

Diretor de Escola

(carimbo e assinatura)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CURSO PRÁTICO DE CERÂMICA ARTESANAL PARA JOVENS

OBJETIVO: Levar à população mais jovem os conhecimentos da técnica tradicional em cerâmica da região de Apiaí, demonstrando a importância cultural e econômica para muitas famílias da região.

PÚBLICO ALVO: 30 jovens na faixa etária de 15 a 25 anos

HORÁRIO: Sábados e Domingos das 9h às 13h

LOCAL: EE. Profª Júlia Ribeiro Bretas e Associação de Artesãos

CRONOGRAMA:
04/07: AULA 1 – A cerâmica Artesanal – Teoria

17/07: AULA 2 – Extração e Preparo da Argila – Prática

18/07: AULA 3 – Técnica de Modelagem Manual – Prática

24/07: AULA 4 – Técnica de Modelagem em Placa – Prática

25/07: AULA 5 – Acabamento e Alisamento – Prática

31/07: AULA 6 – Queima das Peças – Prática

07/08: AULA 7 – Evento de Encerramento com Exposição das Peças confeccionadas.

Essa ação faz parte do Projeto “Cerâmica de Apiaí – Moldando um Futuro Melhor”, apoiado pelo Instituto Camargo Correa, coordenado pelo Instituto Meio e executado pela Associação de Artesãos de Apiaí – “Custódia de Jesus da Cruz” e conta com a parceria do Programa Escola da Família da EE. Profª. Júlia Ribeiro Bretas, do Bairro Encapoeirado, local onde acontecerão as oficinas do Curso.

A aula inaugural contou com a presença do Sr. Lars Diederichsen, representante do Instituto Meio que conceituou e discorreu sobre a história e importância da cerâmica para a humanidade, bem como para questões tradicionais e culturais da região.

Estiveram presentes artesãs locais que acompanharão os jovens no decorrer do curso.

terça-feira, 29 de junho de 2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

TRILHA ECOLÓGICA SOBRE DUAS RODAS MOBILIZA COMUNIDADE EM ITAOCA

Em clima de aventura e emoção, Itaoca Neste domingo Realizou (13/06), a fazer Primeira etapa da 3 ª Temporada Campeonato de Trilha Ecológica Sobre Duas Rodas (Montain Bike). O Evento Organizado Pelo Departamento Municipal de Esportes do Município Contou com uma Parceria Inscrições do Programa Escola da Família da EE Prof ª Cacilda Lages Cavani Pereira, acolhendo OS n. Realização das Participantes e local de partida e Chegada dos competidores.
A trilha ecológica Sobre Duas Rodas e Uma Competição esportiva Que Leva OS Participantes pedalar uma bicicleta de trilhas Por Naturais, com Obstáculos, limites e superação de Muita adrenalina, Além de aliar o Prazer de contemplar um sistema operacional com Natureza física Benefícios da atividade, das Fugindo agitações do dia-a-dia.

Através Desta Modalidade esportiva, criou-SE UM Ambiente de confraternização NUMA gincana ecológica, com Atividades recreativas, culturais e esportiva, com Espaços Abertos e em Contato com uma Natureza, competidor CADA onde e Equipe plantaram Uma muda de árvores nativa.

O Evento reuniu Cerca de Pessoas trezentas e cinqüenta competidores de Toda uma Região Toda e mobilizou uma comunidade do Bairro Lageado de Itaoca, com uma Finalidade de harmonizar o esporte radical com o Prazer de Estar em Meio à Natureza Além de Superar um si mesmo, Vencer Desafios, desenvolver o Espírito de Cooperação, o Equipe em trabalho, promover uma Prática da Relação inter-fazer em casa com uma Natureza de forma Sustentável, respeitando o Ambiente local.

A 2 ª Etapa acontecerá em julho não Pavão Bairro, Contando com Novamente uma Parceria do Programa Escola da Família e Ação Solidária Como, Serao arrecadadas Peças Para a Campanha do Agasalho.
Conclui-se que uma trilha VEM obtendo o Sucesso Pela Tendência forte com o Homem de Aproximação fazer uma busca constante Natureza EA n Fugir da monotonia do dia-a-dia e Pará o Programa Escola da Família e Uma Oportunidade de Divulgar SUAS Ações n º Toda uma Região.

Vencedores EAo Parabéns fazer 1 ª Etapa e AGRADECIMENTOS Nossos Parceiros EAo e Equipes de apoio.

Juceli de Assis Rocha Souza - Educadora Profissional do Programa Escola da Família

EE. Prof ª. Cacilda Lages Cavani Pereira - Lageado de Itaoca - Itaoca / SP

quarta-feira, 9 de junho de 2010

CAMPANHA DO AGASALHO/2010

Campanha do Agasalho começa nesta segunda-feira nas escolas da rede estadual

Para mobilizar todas as unidades a participarem, a Secretariada Educação promoveu dia 07/06 uma videoconferência para toda a rede;
Neste ano, o objetivo da ação é obter roupas limpas e em bom estado de conservação.
Lançada há uma semana pelo Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo), a Campanha do Agasalho 2010 chegou ontem (07/06) às escolas da rede estadual paulista. Para mobilizar as unidades a participarem da ação, a Secretaria de Estado da Educação promoveu nesta segunda-feira, das 14h às 15h, uma videoconferência voltada à toda rede _especialmente diretores de escola e PCOPs (professores-coordenadores de oficinas pedagógicas) de projetos especiais. Durante o evento, as equipes escolares foram instruídas sobre o cronograma e o foco da campanha e as ações de mobilização que podem ser desenvolvidas em cada unidade.
“Ressaltaremos junto às escolas o mote ‘Solidariedade com Qualidade', já que neste ano o objetivo da campanha não é bater metas numéricas, mas sim conseguir peças limpas e em bom estado de conservação”, afirmou Rose Louback, assessora técnica da Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) e coordenadora da campanha na secretaria.
Além dos agasalhos arrecadados nas caixas de papelão a serem colocadas nas cerca de 5.300 escolas da rede estadual, a Secretaria da Educação promoverá nos dias 6 e 7 de julho, das 9h às 11h, seu tradicional bazar de inverno em que são comercializadas peças confeccionadas nas oficinas do Programa Escola da Família. A renda do bazar será revertida em peças de roupa para a Campanha do Agasalho. Neste ano, o evento deve ganhar o reforço de mantas em patchwork com motivos da Copa do Mundo a serem confeccionadas por cada uma das 91 diretorias de ensino da rede estadual.
As doações arrecadadas durante a campanha _nesta edição protagonizada pelos jogadores Dentinho, do Corinthians; Pierre, do Palmeiras; Neymar, do Santos e Cicinho, do São Paulo_ serão encaminhadas para cerca de 1.800 instituições cadastradas no Fussesp, como creches, asilos, albergues e casas para deficientes físicos ou dependentes químicos. As escolas participantes também repassam as peças doadas para as instituições dos municípios onde estão localizadas e para os próprios alunos carentes da rede estadual paulista.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas por meio do site http://www.campanhadoagasalho.sp.gov.br/ ou pelo twitter, no endereço www.twitter.com/agasalhe
Adaptado de: http://www.educacao.sp.gov.br/



terça-feira, 8 de junho de 2010

CAPACITAÇÃO PARA UNIVERSITÁRIOS

TEMA: "MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA"

Neste dia 06/06 a Coordenação Regional do Programa Escola da Família, reuniou os Educadores Universitários para Orientação Técnica sobre Meio Ambiente e Qualidade de Vida.
Aproveitando a temática foram repassadas as orientações sobre o Projeto "Criança Ecológica"
Os Universitários foram orientados quanto ao Regulamento do Programa Bolsa-Universidade e o Projeto Ações Preventivas na Escola, além desses assuntos administrativos, também realizaram atividades em grupo (Biomapa Comunitário), que tem como objetivos contribuir para o mapeamento e conhecimento de aspectos importantes da região e também possibilitar que os universitários ampliem sua noção de espaço e identifiquem as estruturas básicas existentes na comunidade onde atuam, e que assim possam intervir positivamente nessa comunidade.
Contamos também com a presença da Prof. Joice (Educadora Profissional) que trabalhou com os universitários questões ligadas à recreação, jogos lúdicos e gincanas, instruindo-os a utilizarem materiais alternativos, como jornais, PETs, cordas, bexigas e outros materiais para o desenvolvimento das atividades.
A avaliação feita pelos Universitários foi positiva e aguardam um próximo encontro para continuidade das atividades.

"AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA" - SAÚDE BUCAL


No dia 15/05, aconteceu o encontro entre as escolas Abdiel Lopes Monteiro, Honorato Ferreira da Silva e Papa João Paulo II, localizadas no município de Ribeirão Branco.
O Encontro fez parte das ações desenvolvidas pelo Projeto APE, onde estiveram presentes a Monitora Educacional Ana Jéssica, o Coordenador do PEF da Região de Apiaí, Prof. Oziel, além da Dra. Mirella - Dentista que falou com os presentes sobre a importância da saúde bucal e os cuidados que se devem ter com a boca e os dentes.
Além das palestras, foram distribuidos kits com escova e pasta de dente aos presentes. Houve também apresentações como dança (Escola Abdiel e Papa João Paulo II) e teatro (Escola Honorato).
O evento contribuiu para orientar as crianças sobre a importância de cuidar da saúde bucal, assim como foi um meio de aproximar as comunidades que fazem parte do Programa Escola da Família, afirmou o prof. Marcelo (Educador Profissional da Escola Abdiel)


VISITA MONITORADA AO MORRO DO OURO



TENDO EM VISTA AS ATIVIDADES RELACIONADAS � SEMANA DO MEIO AMBIENTE, A COORDENA��O REGIONAL DO PROGRAMA ESCOLA DA FAM�LIA, EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, CULTURA E MEIO AMBIENTE DE APIA�, PROPORCIONOU AOS EDUCADORES PROFISSIONAIS UMA VISITA MONITORADA AO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO MORRO DO OURO, CONHECIDO PELA EXPLORA��O DO OURO QUE ACONTECEU A PARTIR DO S�CULO XVII, PROVAVELMENTE DEPOIS DE 1675.
OS EDUCADORES TIVERAM A OPORTUNIDADE CONHECER A HIST�RIA DO LOCAL QUE DURANTE MUITOS ANOS FICOU ABANDONADO, SENDO QUE EM 1998, UM DECRETO MUNICIPAL TRANSFORMOU A ANTIGA �REA EM LOCAL DE UTILIDADE P�BLICA CRIANDO O PARQUE MUNICIPAL MORRO DO OURO, SENDO CONSTRU�DO, EM SUA ENTRADA, O CENTRO DE INFORMA��ES TUR�STICAS (CIT) E REESTRUTURADO SUA URBANIZA��O. A �REA TEM APROXIMADAMENTE 540 HECTARES, ONDE S�O PRESERVADOS OS MANANCIAIS DE �GUA QUE ABASTECEM A CIDADE.
OS EDUCADORES, ACOMPANHADOS DE MONITORES AMBIENTAIS E DO BI�LOGO OZIEL VISITARAM O VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS, OS T�NEIS E AS RU�NAS DA ANTIGA MINERA��O DE OURO; QUE TEVE IMPORTANTE PARTICIPA��O NO DESENVOLVIMENTO DE APIA�, TAMB�M FORAM VISITADAS AS TRILHAS, O MIRANTE E OBSERVADO O VERDE, GRANDE RIQUEZA DO LOCAL.

SEGUNDO A EDUCADORA DIRLENE OLIVEIRA DO PRADO GODOI O PASSEIO AO MORRO DO OURO TROUXE SOMENTE PONTOS POSITIVOS PERMITINDO ASSIM MUITA APRENDIZAGEM SOBRE A HIST�RIA DO LOCAL E REGI�O. QUANTO AO MEIO AMBIENTE O PASSEIO PERMITIU VER DE PERTO E COM MUITA PRECIS�O A IMPORT�NCIA DE PRESERVAR A MATA E SUAS ESP�CIES.
ESSE PASSEIO FOI IMPORTANTE PARA A INTERA��O DA EQUIPE E TAMB�M DEU OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGENS E TROCAS DE EXPERI�NCIAS COM PESSOAS DIFERENTES TRAZENDO MUITO CONHECIMENTO AO GRUPO.
NO FINAL DA ATIVIDADE CADA PARTICIPANTE RECEBEU DA SECRETARIA UMA MUDA DE PALMITO JU�ARA, PLANTA NATIVA DA REGI�O E AMEA�ADA DE EXTIN��O.
AGRADECIMENTOS:
� SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, CULTURA E MEIO AMBIENTE, ESPECIALMENTE AOS MONITORES AMBIENTAIS RONALDO E REGINA.