segunda-feira, 18 de abril de 2011

ENCONTRO DE GESTORES DO PEF - APIAÍ

DANDO CONTINUIDADE ÀS AÇÕES DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA DESTA DIRETORIA DE ENSINO, A COORDENAÇÃO REGIONAL REALIZOU NO DIA 09 DE ABRIL UM ENCONTRO COM OS GESTORES PARA INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS

O ENCONTRO TEVE COMO PAUTA OS SEGUINTES ASSUNTOS:

• AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – FUNDAÇÃO SEADE

• PAPEL DO GESTOR NO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

• ESTUDO DA RESOLUÇÃO 18/2010

• INCLUSÃO DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA – REFLEXOS NO AMBIENTE ESCOLAR

• AQUISIÇÃO DE MATERIAS
  
• RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

• O PAPEL DO PROJETO AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA NO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA.

OS TEMAS FORAM DESENVOLVIDOS DE FORMA PARTICIPATIVA, ONDE TODOS OS ENVOLVIDOS PUDERAM EXPOR SUAS IDÉIAS E OPINIÕES ALÉM DE ESCLARECEREM DÚVIDAS RELACIONADAS ÀS ATRIBUIÇÕES PERTINENTES A CADA MEMBRO DA EQUIPE LOCAL.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

CONFIRA ALGUMAS DAS AÇÕES DESENVOLVIDADES PELA EQUIPE DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA DA DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE APIAÍ:

ENCONTROS DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO REGIONAL COM OS EDUCADORES DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

18/02/2011
  • Abertura: Vídeo/Reflexão: "Lição de Vida" - Fragmento do filme Gladiador
  • Apresentação da Avaliação 2010 do Programa Escola da Família - Fundação SEADE
  • Relatório dos efeitos do Programa Escola da Família para a população estudante e comunidade
  • Relatório dos Indicadores do Programa Escola da Família - 2008 a 2010
25/02/2011
  • Apresentação dos novos educadores
  • Estudo: a importância do Educador Profissional
    • Atribuições do Educador Profissional
    • Perfil desejado para o Educador Profissional
    • Grade de atividades da escola
    • Divulgação das atividades desenvolvidas
04/03/2011
  • Leitura compartilhada: "O que é inovar?" - reflexão sobre o tema
  • Estudo da Resolução SE 18/2010
  • O Programa Escola da Família como instrumento de melhoria da qualidade do ensino
  • O Projeto Ações Preventivas na Escola: Cronograma de atividades
  • Atividades em grupo
    • Aspectos facilitadores no PEF
    • Aspectos dificultadores no PEF
    • Sugestões
    • Socialização da atividade
11/03/2011
  • Apresentação dos novos educadores
  • Vídeo/Leitura/Reflexão: "Um ponto"
  • Ações para o dia 22/03 - Dia Mundial da Água
  • Atividade dirigida:
    • Metas locais para os 4 eixos do PEF
    • Metais regionais e integradas para os 4 eixos do PEF
    • Socialização das atividades
12/03/2011 - Reunião com os novos universitários
  • Apresentações - Coordenação e Universitários
  • Histórico do Programa Escola da Família
  • O regulamento do Programa Bolsa Universidade
  • Roteiro para elaboração dos projetos de trabalho
  • O Projeto Ações Preventivas na Escola
  • Procedimentos e condutas dos universitários na escola
18/03/2011
  • Texto de reflexão: "Metamorfoses"
  • Leitura compartilhada e estudo: Programa Escola da Família: Educação para a Paz de Nádia Maria Badué Freire
  • Apresentação dos procedimentos para envio de materiais para publicação no site e no blog
  • Vídeo/Palestra: "A arte da Felicidade"
25/03/2011
  •  Oficina: A Arte do Patchapliquê

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BOLSA-UNIVERSIDADE DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

ATENÇÃO!!!!
Informamos que no início de abril/11 estarão abertas as inscrições para novos candidatos à Bolsa Universidade, no âmbito do Programa Escola da Família, para início das atividades nas escolas em maio de 2011.

ESCOLA DA FAMÍLIA REGISTROU 52,6 MILHÕES DE PARTICIPAÇÕES EM 2010

O programa abrange 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado, que são abertas aos finais de semana para promoção de cursos e oficinas voltados à comunidade

Atividades direcionadas ao esporte foram as mais procuradas, com 28 milhões de participações

Também foram realizados cursos e eventos nas áreas da saúde, cultura e trabalho

O Programa Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação registrou um total de 52,6 milhões de participações nas atividades realizadas em 2010. Participam do projeto 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado. As unidades são abertas aos finais de semana para promoção de cursos, oficinas, palestras e campanhas voltados à comunidade, que contemplam quatro eixos: saúde, cultura, esporte e trabalho. As atividades direcionadas ao esporte foram as mais procuradas, com 28 milhões de participações, seguidas pelo eixo cultura (24 milhões), saúde (5 milhões) e trabalho (3 milhões). No total, foram ofertados 1.389 cursos e oficinas, sendo 520 direcionados à cultura, 263 ao esporte, 230 à saúde e 376 ao trabalho.

A proposta do Escola da Família é aproximar a comunidade das escolas, oferecendo à população atividades que proporcionem lazer, promoção da saúde, capacitação profissional e geração de renda. No eixo trabalho, por exemplo, são promovidas oficinas que visam à preparação para o mercado de trabalho, como cursos de idiomas, informática, auxiliar administrativo, e contabilidade, além de atividades que possam servir como fonte de renda para as famílias locais.

Foi o caso da Escola Estadual Maria Santana de Almeida, localizada no município de Sete Barras, no Vale do Ribeira, que em 2010 promoveu uma oficina para ensinar a técnica do trançado da fibra de bananeira. Matéria-prima farta na região, a fibra pode ser utilizada para confecção de tapetes, luminárias e outros utensílios. “Fui à oficina por curiosidade e achei bem interessante. Aprendi a utilizar o que antes jogava fora. É uma forma de aproveitar melhor o plantio e ajuda a aumentar a renda”, disse Eliseu de Morais Muniz, que é morador do município e cultiva a fruta para comercializar na região.

Já no eixo saúde, há oficinas de nutrição, cuidados com os alimentos, ioga, ginástica para a terceira idade e primeiros socorros. No esporte, as atividades contemplam jogos coletivos (futebol, basquete, voleibol e handebol), jogos de tabuleiro (xadrez e dama) e artes marciais (karatê, kung-fu e boxe). Na área da cultura são oferecidos cursos de desenho, pintura, dança, música, cinema e teatro, dentre outros.

Sobre o Programa Escola da Família

Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores do entorno das escolas de todas as idades. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos para realização de atividades esportivas, culturais, de saúde e de trabalho (os quatro pilares do programa) com a comunidade local

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.



São Paulo, 24 de fevereiro de 2011.



Secretaria de Estado da Educação

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

EXPOPEF-APIAI

I EXPOPEF-APIAI

Nos dias 11 e 12 de dezembro a Associação Comercial de Apiaí e Praça “Alberto Dias Baptista” sediaram a I EXPOPEF – Exposição e Feira de Artesanato do Programa Escola da Família – Região de Apiaí.


 A Exposição teve como objetivo principal divulgar as ações desenvolvidas pelo Programa Escola da Família na Região.





Foram cerca de 350 peças expostas dos mais variados tipos de trabalhos manuais, desde pintura em tecido até confecção de redes de descanso e cerâmica.




Houve também apresentações de grupos de danças típicas, como a “Dança do Pau de Fitas”, e o “Fandango de Tamancos”, Capoeira, Fanfarras e Bandas, em ambos os dias, das 13h às 17h.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ATENÇÃO EDUCADORES!!!

Vocês poderão ler a LDB com todas as alterações feitas, clicando aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9394.htm

Acessem também o endereço seguinte:
http://indigestoescolar.blogspot.com/2010_01_03_archive.html

Abraços a todos e boa sorte!

Prof. Oziel - Coordenador do PEF/Apiaí

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS - 2011

ATENÇÃO EDUCADORES!

O TEXTO DA RESOLUÇÃO PODERÁ SER ACESSADO NA ÍNTEGRA NO SEGUINTE ENDEREÇO: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20101027&p=1

26 – São Paulo, 120 (203) Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I quarta-feira, 27 de outubro de 201


Resolução SE 70, de 26-10-2010

Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas

O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou o Comitê Gestor para elaboração de provas de que trata a Resolução SE nº 69, de 1º .10.2009, resolve:
Artigo 1º- Fica aprovado o Anexo desta resolução, que apresenta os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual nos exames, concursos e processos seletivos, promovidos por esta Pasta, e os referenciais bibliográficos que fundamentam esses certames.
Artigo 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial as Res. SE nºs 80, de 3.11.2009; 87, de 30.11.2009; 90, de 3.12.2009; 2, de 5.1.2010, e 9, de 27.1.2010.
Perfis Profissionais e Referenciais Bibliográficos para Exames, Concurso e/ou Processos Seletivos de Educadores PEB I, PEB II, Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino


SUMÁRIO

1 PERFIS PROFISSIONAIS ....................................................................................................4
1.1 PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) .................4
1.1.1 Competências Técnicas Gerais .........................................................................................4
1.1.2 Fundamentação Pedagógica ............................................................................................5
1.1.3 Língua Portuguesa............................................................................................................7
1.1.4 Matemática ....................................................................................................................14
1.1.5 Conhecimentos Gerais (História, Geografia e Ciências) .................................................18
1.2 PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)
E/OU ENSINO MÉDIO .....................................................................................................22
1.2.1 Perfil: Comum a todas as áreas ......................................................................................22
1.2.2 Perfil: Língua Portuguesa ................................................................................................28
1.2.3 Perfil: Arte ......................................................................................................................31
1.2.4 Perfil: Educação Física ....................................................................................................36
1.2.5 Perfil: Língua Estrangeira Moderna - Inglês ...................................................................39
1.2.6 Perfil: Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ..............................................................43
1.2.7 Perfil: Matemática ..........................................................................................................46
1.2.8 Perfil: Ciências ................................................................................................................51
1.2.9 Perfil: Física ....................................................................................................................55
1.2.10 Perfil: Química ................................................................................................................61
1.2.11 Perfil: Biologia ................................................................................................................66
1.2.12 Perfil: História .................................................................................................................70
1.2.13 Perfil: Geografia .............................................................................................................74
1.2.14 Perfil: Filosofia ................................................................................................................79
1.2.15 Perfil: Sociologia .............................................................................................................82
1.2.16 Perfil: Psicologia .............................................................................................................86
1.2.17 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Alemão (CELs) .....................................................89
1.2.18 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Espanhol (CELs) ...................................................90
1.2.19 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Francês (CELs) .....................................................90
1.2.20 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Inglês (CELs) ........................................................90
1.2.21 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Italiano (CELs) .....................................................90
1.2.22 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Japonês (CELs) ....................................................90
1.3 PROFESSOR - EDUCAÇÃO ESPECIAL ..............................................................................91
1.3.1 Perfil: Educação Especial ................................................................................................91
1.4 PROFESSOR - EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA .............................................................95
1.4.1 Perfil: Educação Escolar Indígena ...................................................................................95
1.5 DIRETOR DE ESCOLA ......................................................................................................97
1.5.1 Atribuições gerais...........................................................................................................97
1.5.2 Atribuições específicas da área de atuação do Diretor de Escola ..................................97
1.5.3 Competências e Habilidades necessárias ao Diretor de Escola ....................................100
1.6 SUPERVISOR DE ENSINO ..............................................................................................103
1.6.1 Atribuições gerais.........................................................................................................103
1.6.2 Atribuições específicas da área de atuação do Supervisor de Ensino ..........................103
1.6.3 Competências e Habilidades necessárias ao Supervisor de Ensino ..............................106
2 REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS ..................................................................................109
2.1 PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) .............109
2.1.1 Livros e Artigos para o Professor PEB-I ........................................................................109
2.1.2 Publicações Institucionais e Legais para o Professor PEB-I ..........................................110
2.2 PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)
E/OU ENSINO MÉDIO ...................................................................................................113
2.2.1 Bibliografia: Comum a todas as áreas..........................................................................113
2.2.2 Bibliografia: Língua Portuguesa ...................................................................................118
2.2.3 Bibliografia: Arte ..........................................................................................................119
2.2.4 Bibliografia: Educação Física ........................................................................................121
2.2.5 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna - Inglês .......................................................123
2.2.6 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ..................................................125
2.2.7 Bibliografia: Matemática ..............................................................................................129
2.2.8 Bibliografia: Ciências ....................................................................................................130
2.2.9 Bibliografia: Física ........................................................................................................132
2.2.10 Bibliografia: Química ....................................................................................................134
2.2.11 Bibliografia: Biologia ....................................................................................................136
2.2.12 Bibliografia: História .....................................................................................................138
2.2.13 Bibliografia: Geografia .................................................................................................140
2.2.14 Bibliografia: Filosofia ....................................................................................................142
2.2.15 Bibliografia: Sociologia.................................................................................................144
2.2.16 Bibliografia: Psicologia .................................................................................................145
2.2.17 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Alemão (CELs) .........................................147
2.2.18 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Espanhol (CELs) ......................................149
2.2.19 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Francês (CELs) .........................................149
2.2.20 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Inglês (CELs) ...........................................150
2.2.21 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Italiano (CELs) .........................................150
2.2.22 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Japonês (CELs) ........................................151
2.3 PROFESSOR – EDUCAÇÃO ESPECIAL ...........................................................................153
2.3.1 Livros e Artigos Específicos para Educação Especial ....................................................153
2.3.2 Publicações Institucionais para Educação Especial ......................................................155
2.3.3 Legislação para Educação Especial ..............................................................................158
2.4 PROFESSOR – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ..........................................................160
2.4.1 Publicações Institucionais para Educação Escolar Indígena .........................................160
2.5 DIRETOR DE ESCOLA ....................................................................................................161
2.5.1 Livros e Artigos para Diretor de Escola ........................................................................161
2.5.2 Publicações Institucionais para Diretor de Escola ........................................................163
2.5.3 Legislação para Diretor de Escola ................................................................................164
2.6 SUPERVISOR DE ENSINO ..............................................................................................166
2.6.1 Livros e Artigos para Supervisor de Ensino ..................................................................166
2.6.2 Publicações Institucionais para Supervisor de Ensino ..................................................168
2.6.3 Legislação para Supervisor de Ensino ..........................................................................169

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO)

Livros e Artigos para o Professor PEB-I
1. CAVALCANTI, Zelia; MARINCEK, Vania. Aprender matemática resolvendo problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001. (Cadernos da Escola da Vila, 5)
2. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
3. COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artmed, 2002.
4. DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
5. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
6. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed.São Paulo: Cortez, 2010.
7. FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
8. GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
9. LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
10. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
11. LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, Cecília (Org.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 73-155.
12. SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: Um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
13. SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. Alfabetização como processo discursivo. 11. ed.São Paulo: Cortez; Campinas: UNICAMP, 2003.
14. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed,1998.
15. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed,2002.
16. VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
17. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem São Paulo: Ática, 2002.

Publicações Institucionais e Legais para o Professor PEB-I
PROGRAMA LER E ESCREVER – Documentos disponibilizados no site do Ler e Escrever: Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
1. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa e Matemática – Ciclo I. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. RESOLUÇÃO SE Nº 86/2007, de 19/12/2007 – Institui, para o ano de 2008, o Programa “Ler e Escrever”, no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande Paulo. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. RESOLUÇÃO SE Nº 96/2008, de 23/12/2008 – Estende o Programa “Ler e Escrever”para as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do Interior. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. LISTA DOS MATERIAIS DO LER E ESCREVER. Disponíveis em: . Acesso em: 25 out. 2010.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1ª série – volume 1 e 2.
* Caderno de Planejamento e Avaliação do Professor Alfabetizador – 1ª série.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 2ª série – volume 1 e 2.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3ª série – volume 1 e 2.
* Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 3ª série – volume 1 e 2.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 4ª série – volume único.
* Material do Professor - Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 4ª série – volume 1, 2 e 3.
> BOLSA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
5. DECRETO Nº 51.627, de 01/03/2007 - Institui o Programa “Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade”. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. RESOLUÇÃO SE Nº 90/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre a expansão e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. RESOLUÇÃO SE Nº 91/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre constituição de equipe de gestão institucional para ampliação e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, no âmbito do Programa Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade. Disponível em: .Acesso em: 25 out. 2010.


PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO) E/OU ENSINO MÉDIO

Bibliografia: Comum a todas as áreas
Livros e Artigos comuns a todas às áreas
1. BEAUDOIN, M.-N.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
2. CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n. 1, p.121-128, 2000. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar.2007. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. SãoPaulo: Ática, 2006.
5. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. SãoPaulo: Cortez, 2002.
6. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir.Disponível em: Acesso em: 25 out. 2010.
7. EDUCAR PARA CRESCER. Por dentro do IDEB: o que é o Índice de Desenvolv. da Educação Básica? Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
8. HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento:educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed,2004.
9. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas docaminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
10. LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
11. MARZANO, Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E. O ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
12. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
13. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2005.
14. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 15. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança: por uma praxis transformadora.9. ed. São Paulo: Libertad, 2008.

Documentos comuns a todas às áreas
1. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Médio - Parecer 15/98. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico; SARESP. São Paulo: SEE, 2009. Disponível em: .Acesso em: 25 out. 2010.
5. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão docurrículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v.1. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão docurrículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v.2. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v. 3. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
8. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v.1. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
9. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v.2. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
10. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v. 3. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
11. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Programa de qualidade da escola: nota técnica. São Paulo: SE, 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.

Legislação comum a todas às áreas

1. LEI FEDERAL Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (Alterada pelas Leis nºs 9.475/97; 10.287/01; 10.328/01; 10.639/03; 10.709/03; 10.793/03; 11.114/05; 11.183/05; 11.274/06; 11.301/06; 11.330/06; 11.331/06; 11.525/07; 11.632/07; 11.645/08; 11.684/08; 11.700/08; 11.741/08; 11.769/08; 11.788/08; 12.013/09; 12.014/09; 12.020/09; 12.056/09 e 12.061/09). Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. LEI COMPLEMENTAR N.º 1.078, de 17 de dezembro de 2008 - Institui Bonificação por Resultados – BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. LEI COMPLEMENTAR N.º 1.097, de 27 de outubro de 2009 - Institui o Sistema de Promoção para os integrantes do Quadro do Magistério na Secretaria da Educação e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. DELIBERAÇÃO CEE nº 9/97 e Indicação CEE nº 8/97 - Institui, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o Regime de Progressão Continuada no Ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
5. PARECER CEE nº 67/1998 - Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. RESOLUÇÃO SE N.º 92/2009, de 8 de dezembro de 2009. Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do ciclo I do ensino fundamental das escolas da rede pública estadual. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. INSTRUÇÃO CENP N.º 1/2010, de 11 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o processo de recuperação de estudos de alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede estadual de ensino. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.



BONS ESTUDOS E BOA SORTE A TODOS!!!

Prof. Oziel de Pontes
PCOP-Projetos Especiais - Diretoria de Esino - Região de Apiaí

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Inscrição para Educador Profissional-2011

EDITAL


Edital de Inscrição de Candidatos interessados em exercer as atribuições de Educador Profissional do Programa Escola d Família - 2011
A Dirigente Regional de Ensino de Apiaí, torna pública a abertura de inscrição específica para o processo de seleção e atribuição de aulas aos docentes e candidatos à admissão, interessados em atuar no ano de 2011 como Educador Profissional do Programa Escola da Família, nos termos da legislação vigente.
1. DA INSCRIÇÃO:
As inscrições deverão ser feitas na Sede da Diretoria de Ensino, situada na Rua Major Francisco Rios Carneiro, 96, Centro, Apiaí/SP – sala da Coordenação Regional do Programa Escola da Família, conforme instruções abaixo:
Obs.: os docentes que atuaram no Programa Escola da Família em 2010 só poderão efetuar sua inscrição se a sua avaliação de desempenho for considerada satisfatória pela Direção das Unidades Escolares (Anexo A).
1.1. DO PERÍODO E HORÁRIO DAS INSCRIÇÕES:
14/10/2010 a 22/10/2010– das 9h às 17h
1.2. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
a) Estar inscrito no Processo Regular de Atribuição de classes e/ou aulas/2011, nesta Diretoria de Ensino.
b) Ser portador de Diploma ou Certificado de Licenciatura Plena, Bacharel ou Tecnólogo de Nível Superior.
c) Possuir conhecimentos básicos em Informática.
2. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO:
a. Documentos pessoais: cópias reprográficas do RG e CPF, acompanhadas dos respectivos originais para conferência;
b. Diploma e respectivo Histórico Escolar: cópias acompanhadas dos originais para conferência;
c. Anexo I: data base 30/06/2010.
d. Currículo: comprovando experiência na atividade a ser desenvolvida, através de histórico de ações bem sucedidas em especial àquela adquirida em atuação anterior no Programa Escola da Família, além de capacitações vivenciadas;
e. Carta de apresentação: emitida pela Coordenação Regional do Programa Escola da Família, comprovando que já atuou no Programa Escola da Família (só para os que atuaram em outras Diretorias Regionais de Ensino).
f. Comprovante de assiduidade e experiência junto ao Programa Escola da Família no ano de 2010: constando o número e a natureza das faltas e os afastamentos bem como o comprovante de tempo de Magistério Oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, fornecido pelo Diretor de Escola com avaliação de desempenho (Anexo A).
g. Declaração, do próprio candidato: estabelecendo o compromisso e disponibilidade para exercer as atividades nos finais de semana e para participar das reuniões de avaliação e planejamento, às 2ªs e 6ªs feiras, junto à Coordenação Regional do Programa.
h. Proposta de Trabalho: a ser desenvolvido no âmbito do Programa Escola da Família.
3. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:
3.1 Apresentação do currículo demonstrando experiência na atividade a ser desenvolvida, em especial a adquirida em atuação anterior no próprio Programa Escola da Família (até 1,0 ponto);
3.2. Comprovação de habilidades necessárias ao desempenho da função (até 1,0 ponto);
3.3. Entrevista individual, envolvendo temas personalizados (até 3,0 pontos);
3.4. Tempo de experiência como Educador Profissional no Programa Escola da Família (considerando-se de 20/08/2004 a 30/06/2010), sendo:
a) até 01 ano: 1,0 ponto;
b) 01 ano até 03 anos: 2,0 pontos e
c) acima de 03 anos: 3,0 pontos.
3.5. Avaliação da Coordenação Regional: até 2,0 pontos.
3.6. Tempo de serviço exercido no Magistério Oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: 0,001 por dia até o máximo de 5,0 (cinco) pontos.
3.7. Participação em trabalhos comunitários devidamente comprovados através de declaração das entidades que receberam os serviços prestados pelo voluntário: 1,0 ponto.
4. DAS ENTREVISTAS:
Os candidatos inscritos serão convocados em data oportuna para entrevista através de Edital específico ocasião em que deverão apresentar a Ratificação do Credenciamento para todos os professores não efetivos e candidatos à admissão e que se dará após a divulgação do resultado do Processo Seletivo Simplificado;
5. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS:
Os candidatos serão selecionados considerando-se a somatória do Item 3.
6. DA CLASSIFICAÇÃO:
Os candidatos inscritos serão classificados por ordem decrescente de pontos:
7. DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE:
Em casos de empate de pontuação na classificação dos credenciados, o desempate será efetuado na seguinte ordem de prioridade:
a) maior tempo de experiência no Programa Escola da Família;
b) melhor assiduidade no Programa Escola da Família;
c) maior idade.
8. DA ATRIBUIÇÃO:
Os candidatos devidamente selecionados serão admitidos, nas escolas indicadas pela Coordenação Regional do Programa Escola da Família, a partir do 1º dia letivo do ano de 2011.
O docente admitido para exercer as atribuições de Educador Profissional cumprirá calendário anual diferenciado dos que cumprem seus pares docentes, devendo desenvolver as atividades do Programa Escola da Família, inclusive, nos períodos de recesso e de férias escolares, conforme disposto na Resolução SEE 18/2010.
9. DA RECONDUÇÃO/REMANEJAMENTO:
A recondução/remanejamento dos docentes que atuaram em 2010 no Programa Escola da Família, somente ocorrerá se o desempenho profissional for considerado satisfatório conforme documento expedido pelo Diretor da Escola e comprovante de assiduidade do ano de 2010 (Anexo A).
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
a) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta nem juntada de documentos após o término do período de inscrição;
b) O docente selecionado e admitido ficará vinculado ao Programa Escola da Família e poderá ser remanejado, no decorrer do ano, para diferentes unidades escolares, quando se fizer necessário, a fim de melhor atender os interesses das comunidades locais;
c) O docente que, no exercício das atribuições de Educador Profissional, deixar de corresponder às exigências do Programa, será dispensado da função, nos termos da legislação vigente, por decisão do Diretor de Escola, ouvida previamente a Coordenação Regional do Programa, sendo-lhe assegurados a ampla defesa e o princípio do contraditório;
d) O ato de inscrição implicará na aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do presente edital e das constantes na Resolução SEE18/2010;
e) Alterações neste Edital poderão ocorrer a qualquer momento em atendimento a determinações legais emanadas da Secretaria de Estado da Educação.
f) Os casos omissos ao disposto no presente edital serão analisados pela comissão de Coordenação Regional da Diretoria de Ensino, com apreciação da Dirigente Regional de Ensino.
g) A classificação final será divulgada em data a ser publicada oportunamente na sede e no site (http://deapiai.edunet.sp.gov.br/) da Diretoria de Ensino.
Apiaí, 08 de outubro de 2010.

Ana Paula Dorini
Dirigente Regional de Ensino







ANEXO A

Declaração de assiduidade para inscrição no Processo Específico de Seleção e Atribuição de Aulas aos Docentes interessados em atuar no Programa Escola da Família.



O Diretor da EE .................................................................................................................., município de ........................................., Diretoria de Ensino - Região ..................................., DECLARA para fins de inscrição no Processo de Seleção para atuação junto ao Programa Escola da Família que:

......................................................................................................,RG ..................................., CPF ................................, Ocupante de Função Atividade, portador de Licenciatura Plena em .........................................................................................:

a) conta com ............ (.................................) dias trabalhados no Magistério Oficial da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, totalizando .............. (........................................) pontos, contados até a data base limite de 30/06/2009 (0,001 por dia até o máximo de 05 (cinco) pontos.



b) apresentou as seguintes ausências e afastamentos comprovados durante o ano de 2010 (data limite 30/09/2010):

.......... (......................) faltas abonadas.

.......... (.......................) faltas justificadas.

.......... (.......................) faltas injustificadas.

.......... (.......................) faltas médicas.

.......... (.......................) dias de licença saúde/ outros.

.......... (....................................) total de afastamentos.



Declara ainda que, tendo atuado nesta Unidade Escolar, teve desempenho considerado ................................. (SATISFATÓRIO/ INSATISFATÓRIO).



---------------------------, ------ de --------------------- de 2008.

Diretor de Escola

(carimbo e assinatura)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CURSO PRÁTICO DE CERÂMICA ARTESANAL PARA JOVENS

OBJETIVO: Levar à população mais jovem os conhecimentos da técnica tradicional em cerâmica da região de Apiaí, demonstrando a importância cultural e econômica para muitas famílias da região.

PÚBLICO ALVO: 30 jovens na faixa etária de 15 a 25 anos

HORÁRIO: Sábados e Domingos das 9h às 13h

LOCAL: EE. Profª Júlia Ribeiro Bretas e Associação de Artesãos

CRONOGRAMA:
04/07: AULA 1 – A cerâmica Artesanal – Teoria

17/07: AULA 2 – Extração e Preparo da Argila – Prática

18/07: AULA 3 – Técnica de Modelagem Manual – Prática

24/07: AULA 4 – Técnica de Modelagem em Placa – Prática

25/07: AULA 5 – Acabamento e Alisamento – Prática

31/07: AULA 6 – Queima das Peças – Prática

07/08: AULA 7 – Evento de Encerramento com Exposição das Peças confeccionadas.

Essa ação faz parte do Projeto “Cerâmica de Apiaí – Moldando um Futuro Melhor”, apoiado pelo Instituto Camargo Correa, coordenado pelo Instituto Meio e executado pela Associação de Artesãos de Apiaí – “Custódia de Jesus da Cruz” e conta com a parceria do Programa Escola da Família da EE. Profª. Júlia Ribeiro Bretas, do Bairro Encapoeirado, local onde acontecerão as oficinas do Curso.

A aula inaugural contou com a presença do Sr. Lars Diederichsen, representante do Instituto Meio que conceituou e discorreu sobre a história e importância da cerâmica para a humanidade, bem como para questões tradicionais e culturais da região.

Estiveram presentes artesãs locais que acompanharão os jovens no decorrer do curso.

terça-feira, 29 de junho de 2010