quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DEPOIMENTO DE UMA FREQUENTADORA DO PEF DA ESCOLA AMBROSINA

TRAJETÓRIA DE VIDA
Meu nome é Maria Conceição da Rosa, tenho 49 anos, nasci no Bairro Rio das Pedras em Apiaí no dia 27 de abril de 1960.
Estudei na escolinha do Bairro até a 4ª série, andava a pé e descalça no meio da mata até chegar à escola, passava muito frio no inverno, pois não tinha agasalho. Assim como eu as professoras também andavam diversos quilômetros a pé. Aprendi a ler e a fazer contas muito bem, graças a essas professoras.
Hoje, vejo que os alunos, inclusive meus filhos, apesar de toda facilidade e melhoria no ensino não levam os estudos a sério.

Depois de muito tempo, já casada, mudei para outro bairro onde, apesar das muitas necessidades consegui criar meus filhos mesmo estando separada. Morei em vários lugares procurando melhorar de vida até chegar em Araçaíba, onde vida ficou melhor. Tinha um sonho de aprender a “mexer nas máquinas”, pois via nos bancos e escritórios as pessoas trabalhando com elas, e eu queria ser como eles.

Passei então a freqüentar o Programa Escola da Família a convite da Educadora Profissional da escola Ambrosina e incentivada pelo monitor de Informática estou aprendendo e realizando o meu sonho.

À noite, fico de bruços na cama treinando as letras como se fosse o teclado do computador.

Vou trabalhar na lavoura (safra de tomate) para conseguir comprar um computador. Meus filhos dizem que é bobagem, mas eu digo que nunca é tarde para aprender, até fico brava com eles por perderem as oportunidades de estudo que a escola proporciona.

Estou muito contente em aprender e contar com a paciência do monitor de Informática que dá muita atenção a todos.

Agradeço o convite da Educadora e vejo quanto é importante o Programa Escola da Família para o Bairro.