quarta-feira, 27 de outubro de 2010

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS - 2011

ATENÇÃO EDUCADORES!

O TEXTO DA RESOLUÇÃO PODERÁ SER ACESSADO NA ÍNTEGRA NO SEGUINTE ENDEREÇO: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20101027&p=1

26 – São Paulo, 120 (203) Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I quarta-feira, 27 de outubro de 201


Resolução SE 70, de 26-10-2010

Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas

O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou o Comitê Gestor para elaboração de provas de que trata a Resolução SE nº 69, de 1º .10.2009, resolve:
Artigo 1º- Fica aprovado o Anexo desta resolução, que apresenta os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual nos exames, concursos e processos seletivos, promovidos por esta Pasta, e os referenciais bibliográficos que fundamentam esses certames.
Artigo 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial as Res. SE nºs 80, de 3.11.2009; 87, de 30.11.2009; 90, de 3.12.2009; 2, de 5.1.2010, e 9, de 27.1.2010.
Perfis Profissionais e Referenciais Bibliográficos para Exames, Concurso e/ou Processos Seletivos de Educadores PEB I, PEB II, Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino


SUMÁRIO

1 PERFIS PROFISSIONAIS ....................................................................................................4
1.1 PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) .................4
1.1.1 Competências Técnicas Gerais .........................................................................................4
1.1.2 Fundamentação Pedagógica ............................................................................................5
1.1.3 Língua Portuguesa............................................................................................................7
1.1.4 Matemática ....................................................................................................................14
1.1.5 Conhecimentos Gerais (História, Geografia e Ciências) .................................................18
1.2 PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)
E/OU ENSINO MÉDIO .....................................................................................................22
1.2.1 Perfil: Comum a todas as áreas ......................................................................................22
1.2.2 Perfil: Língua Portuguesa ................................................................................................28
1.2.3 Perfil: Arte ......................................................................................................................31
1.2.4 Perfil: Educação Física ....................................................................................................36
1.2.5 Perfil: Língua Estrangeira Moderna - Inglês ...................................................................39
1.2.6 Perfil: Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ..............................................................43
1.2.7 Perfil: Matemática ..........................................................................................................46
1.2.8 Perfil: Ciências ................................................................................................................51
1.2.9 Perfil: Física ....................................................................................................................55
1.2.10 Perfil: Química ................................................................................................................61
1.2.11 Perfil: Biologia ................................................................................................................66
1.2.12 Perfil: História .................................................................................................................70
1.2.13 Perfil: Geografia .............................................................................................................74
1.2.14 Perfil: Filosofia ................................................................................................................79
1.2.15 Perfil: Sociologia .............................................................................................................82
1.2.16 Perfil: Psicologia .............................................................................................................86
1.2.17 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Alemão (CELs) .....................................................89
1.2.18 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Espanhol (CELs) ...................................................90
1.2.19 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Francês (CELs) .....................................................90
1.2.20 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Inglês (CELs) ........................................................90
1.2.21 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Italiano (CELs) .....................................................90
1.2.22 Perfil: Língua Estrangeira Moderna – Japonês (CELs) ....................................................90
1.3 PROFESSOR - EDUCAÇÃO ESPECIAL ..............................................................................91
1.3.1 Perfil: Educação Especial ................................................................................................91
1.4 PROFESSOR - EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA .............................................................95
1.4.1 Perfil: Educação Escolar Indígena ...................................................................................95
1.5 DIRETOR DE ESCOLA ......................................................................................................97
1.5.1 Atribuições gerais...........................................................................................................97
1.5.2 Atribuições específicas da área de atuação do Diretor de Escola ..................................97
1.5.3 Competências e Habilidades necessárias ao Diretor de Escola ....................................100
1.6 SUPERVISOR DE ENSINO ..............................................................................................103
1.6.1 Atribuições gerais.........................................................................................................103
1.6.2 Atribuições específicas da área de atuação do Supervisor de Ensino ..........................103
1.6.3 Competências e Habilidades necessárias ao Supervisor de Ensino ..............................106
2 REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS ..................................................................................109
2.1 PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) .............109
2.1.1 Livros e Artigos para o Professor PEB-I ........................................................................109
2.1.2 Publicações Institucionais e Legais para o Professor PEB-I ..........................................110
2.2 PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)
E/OU ENSINO MÉDIO ...................................................................................................113
2.2.1 Bibliografia: Comum a todas as áreas..........................................................................113
2.2.2 Bibliografia: Língua Portuguesa ...................................................................................118
2.2.3 Bibliografia: Arte ..........................................................................................................119
2.2.4 Bibliografia: Educação Física ........................................................................................121
2.2.5 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna - Inglês .......................................................123
2.2.6 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ..................................................125
2.2.7 Bibliografia: Matemática ..............................................................................................129
2.2.8 Bibliografia: Ciências ....................................................................................................130
2.2.9 Bibliografia: Física ........................................................................................................132
2.2.10 Bibliografia: Química ....................................................................................................134
2.2.11 Bibliografia: Biologia ....................................................................................................136
2.2.12 Bibliografia: História .....................................................................................................138
2.2.13 Bibliografia: Geografia .................................................................................................140
2.2.14 Bibliografia: Filosofia ....................................................................................................142
2.2.15 Bibliografia: Sociologia.................................................................................................144
2.2.16 Bibliografia: Psicologia .................................................................................................145
2.2.17 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Alemão (CELs) .........................................147
2.2.18 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Espanhol (CELs) ......................................149
2.2.19 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Francês (CELs) .........................................149
2.2.20 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Inglês (CELs) ...........................................150
2.2.21 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Italiano (CELs) .........................................150
2.2.22 Bibliografia: Língua Estrangeira Moderna – Japonês (CELs) ........................................151
2.3 PROFESSOR – EDUCAÇÃO ESPECIAL ...........................................................................153
2.3.1 Livros e Artigos Específicos para Educação Especial ....................................................153
2.3.2 Publicações Institucionais para Educação Especial ......................................................155
2.3.3 Legislação para Educação Especial ..............................................................................158
2.4 PROFESSOR – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ..........................................................160
2.4.1 Publicações Institucionais para Educação Escolar Indígena .........................................160
2.5 DIRETOR DE ESCOLA ....................................................................................................161
2.5.1 Livros e Artigos para Diretor de Escola ........................................................................161
2.5.2 Publicações Institucionais para Diretor de Escola ........................................................163
2.5.3 Legislação para Diretor de Escola ................................................................................164
2.6 SUPERVISOR DE ENSINO ..............................................................................................166
2.6.1 Livros e Artigos para Supervisor de Ensino ..................................................................166
2.6.2 Publicações Institucionais para Supervisor de Ensino ..................................................168
2.6.3 Legislação para Supervisor de Ensino ..........................................................................169

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO)

Livros e Artigos para o Professor PEB-I
1. CAVALCANTI, Zelia; MARINCEK, Vania. Aprender matemática resolvendo problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001. (Cadernos da Escola da Vila, 5)
2. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
3. COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artmed, 2002.
4. DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
5. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
6. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed.São Paulo: Cortez, 2010.
7. FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
8. GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
9. LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
10. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
11. LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, Cecília (Org.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 73-155.
12. SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: Um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
13. SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. Alfabetização como processo discursivo. 11. ed.São Paulo: Cortez; Campinas: UNICAMP, 2003.
14. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed,1998.
15. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed,2002.
16. VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
17. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem São Paulo: Ática, 2002.

Publicações Institucionais e Legais para o Professor PEB-I
PROGRAMA LER E ESCREVER – Documentos disponibilizados no site do Ler e Escrever: Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
1. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa e Matemática – Ciclo I. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. RESOLUÇÃO SE Nº 86/2007, de 19/12/2007 – Institui, para o ano de 2008, o Programa “Ler e Escrever”, no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande Paulo. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. RESOLUÇÃO SE Nº 96/2008, de 23/12/2008 – Estende o Programa “Ler e Escrever”para as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do Interior. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. LISTA DOS MATERIAIS DO LER E ESCREVER. Disponíveis em: . Acesso em: 25 out. 2010.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1ª série – volume 1 e 2.
* Caderno de Planejamento e Avaliação do Professor Alfabetizador – 1ª série.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 2ª série – volume 1 e 2.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3ª série – volume 1 e 2.
* Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 3ª série – volume 1 e 2.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 4ª série – volume único.
* Material do Professor - Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 4ª série – volume 1, 2 e 3.
> BOLSA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
5. DECRETO Nº 51.627, de 01/03/2007 - Institui o Programa “Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade”. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. RESOLUÇÃO SE Nº 90/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre a expansão e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. RESOLUÇÃO SE Nº 91/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre constituição de equipe de gestão institucional para ampliação e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, no âmbito do Programa Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade. Disponível em: .Acesso em: 25 out. 2010.


PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO) E/OU ENSINO MÉDIO

Bibliografia: Comum a todas as áreas
Livros e Artigos comuns a todas às áreas
1. BEAUDOIN, M.-N.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
2. CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n. 1, p.121-128, 2000. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar.2007. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. SãoPaulo: Ática, 2006.
5. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. SãoPaulo: Cortez, 2002.
6. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir.Disponível em: Acesso em: 25 out. 2010.
7. EDUCAR PARA CRESCER. Por dentro do IDEB: o que é o Índice de Desenvolv. da Educação Básica? Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
8. HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento:educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed,2004.
9. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas docaminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
10. LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
11. MARZANO, Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E. O ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
12. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
13. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2005.
14. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 15. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança: por uma praxis transformadora.9. ed. São Paulo: Libertad, 2008.

Documentos comuns a todas às áreas
1. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Médio - Parecer 15/98. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico; SARESP. São Paulo: SEE, 2009. Disponível em: .Acesso em: 25 out. 2010.
5. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão docurrículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v.1. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão docurrículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v.2. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008. v. 3. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
8. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v.1. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
9. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v.2. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
10. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. v. 3. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
11. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Programa de qualidade da escola: nota técnica. São Paulo: SE, 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.

Legislação comum a todas às áreas

1. LEI FEDERAL Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (Alterada pelas Leis nºs 9.475/97; 10.287/01; 10.328/01; 10.639/03; 10.709/03; 10.793/03; 11.114/05; 11.183/05; 11.274/06; 11.301/06; 11.330/06; 11.331/06; 11.525/07; 11.632/07; 11.645/08; 11.684/08; 11.700/08; 11.741/08; 11.769/08; 11.788/08; 12.013/09; 12.014/09; 12.020/09; 12.056/09 e 12.061/09). Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
2. LEI COMPLEMENTAR N.º 1.078, de 17 de dezembro de 2008 - Institui Bonificação por Resultados – BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
3. LEI COMPLEMENTAR N.º 1.097, de 27 de outubro de 2009 - Institui o Sistema de Promoção para os integrantes do Quadro do Magistério na Secretaria da Educação e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
4. DELIBERAÇÃO CEE nº 9/97 e Indicação CEE nº 8/97 - Institui, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o Regime de Progressão Continuada no Ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
5. PARECER CEE nº 67/1998 - Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
6. RESOLUÇÃO SE N.º 92/2009, de 8 de dezembro de 2009. Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do ciclo I do ensino fundamental das escolas da rede pública estadual. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
7. INSTRUÇÃO CENP N.º 1/2010, de 11 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o processo de recuperação de estudos de alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede estadual de ensino. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.



BONS ESTUDOS E BOA SORTE A TODOS!!!

Prof. Oziel de Pontes
PCOP-Projetos Especiais - Diretoria de Esino - Região de Apiaí