quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ESCOLA DA FAMÍLIA REGISTROU 52,6 MILHÕES DE PARTICIPAÇÕES EM 2010

O programa abrange 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado, que são abertas aos finais de semana para promoção de cursos e oficinas voltados à comunidade

Atividades direcionadas ao esporte foram as mais procuradas, com 28 milhões de participações

Também foram realizados cursos e eventos nas áreas da saúde, cultura e trabalho

O Programa Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação registrou um total de 52,6 milhões de participações nas atividades realizadas em 2010. Participam do projeto 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado. As unidades são abertas aos finais de semana para promoção de cursos, oficinas, palestras e campanhas voltados à comunidade, que contemplam quatro eixos: saúde, cultura, esporte e trabalho. As atividades direcionadas ao esporte foram as mais procuradas, com 28 milhões de participações, seguidas pelo eixo cultura (24 milhões), saúde (5 milhões) e trabalho (3 milhões). No total, foram ofertados 1.389 cursos e oficinas, sendo 520 direcionados à cultura, 263 ao esporte, 230 à saúde e 376 ao trabalho.

A proposta do Escola da Família é aproximar a comunidade das escolas, oferecendo à população atividades que proporcionem lazer, promoção da saúde, capacitação profissional e geração de renda. No eixo trabalho, por exemplo, são promovidas oficinas que visam à preparação para o mercado de trabalho, como cursos de idiomas, informática, auxiliar administrativo, e contabilidade, além de atividades que possam servir como fonte de renda para as famílias locais.

Foi o caso da Escola Estadual Maria Santana de Almeida, localizada no município de Sete Barras, no Vale do Ribeira, que em 2010 promoveu uma oficina para ensinar a técnica do trançado da fibra de bananeira. Matéria-prima farta na região, a fibra pode ser utilizada para confecção de tapetes, luminárias e outros utensílios. “Fui à oficina por curiosidade e achei bem interessante. Aprendi a utilizar o que antes jogava fora. É uma forma de aproveitar melhor o plantio e ajuda a aumentar a renda”, disse Eliseu de Morais Muniz, que é morador do município e cultiva a fruta para comercializar na região.

Já no eixo saúde, há oficinas de nutrição, cuidados com os alimentos, ioga, ginástica para a terceira idade e primeiros socorros. No esporte, as atividades contemplam jogos coletivos (futebol, basquete, voleibol e handebol), jogos de tabuleiro (xadrez e dama) e artes marciais (karatê, kung-fu e boxe). Na área da cultura são oferecidos cursos de desenho, pintura, dança, música, cinema e teatro, dentre outros.

Sobre o Programa Escola da Família

Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores do entorno das escolas de todas as idades. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos para realização de atividades esportivas, culturais, de saúde e de trabalho (os quatro pilares do programa) com a comunidade local

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.



São Paulo, 24 de fevereiro de 2011.



Secretaria de Estado da Educação

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário